AEViVer - Associação Empresarial de Vila Verde

"Comércio Investe" - Novo sistema de incentivos para o comércio a retalho

O programa ‘Comércio Investe’, novo sistema de incentivos para o comércio a retalho, já foi regulamentado.

O ‘Comércio Investe’ tem como objectivo geral o apoio a projectos de investimento, promovidos por empresas comerciais ou por associações empresariais, destinados a promover a inovação nas empresas do sector.
O apoio financeiro, a conceder a projectos apresentados pelas empresas comerciais, assume a natureza de incentivo não reembolsável, correspondente a 40% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 35 mil euros por projecto.
Uma boa execução do projecto poderá conduzir a uma majoração de 5% ou 10%, ou seja, o incentivo a “fundo perdido” poderá atingir 45% ou 50% do total das despesas elegíveis efectuadas.

Consideram-se como despesas elegíveis a aquisição de equipamentos informáticos e software; aquisição de equipamentos e mobiliário que se destinem a áreas de venda ao público; criação ou dinamização da presença na Internet (ex: comércio electrónico); certificação de sistemas, produtos e serviços no âmbito do sistema português da qualidade; despesas com a criação e protecção da propriedade industrial.

São também consideradas como despesas elegíveis a requalificação da fachada, remodelação da área de venda ao público e aquisição de toldos ou reclames; estudos, diagnósticos, concepção de imagem, projectos de arquitectura e de especialidades e processo de candidatura.


Para cada área de investimento encontram-se fixados limites máximos de apoio para efeitos de cálculo do valor do incentivo a atribuir.

Há um conjunto de actividades comerciais que não beneficiarão deste sistema de incentivos, pelo que os interessados devem, em função da actividade comercial que desenvolvem, consultar o regulamento da medida ‘Comércio Investe’, a fim de perceber se poderão ou não ter direito a este programa de apoios.

As candidaturas serão processadas por fases e devem ser apresentadas por via electrónica na página da internet do Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. A primeira fase de apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 25 de Novembro.

Refira-se o facto de que em despacho recentemente publicado foram definidas as orientações e regras sobre as entidades beneficiárias da medida ‘Comércio Investe’, as datas de publicação das decisões sobre os projectos aprovados, as dotações orçamentais por região e as condições específicas da primeira fase de candidaturas.

Para obter informações adicionais os interessados deverão enviar um email para info@aeviver.com

Mais informações em 
http://www.iapmei.pt/iapmei-not-02.php?noticia_id=1099